Louis Renault 1877-1944
Nascido em 18 de fevereiro de
1877, em Paris, na França, Louis Renault era o quarto filho de Alfred Renault,
que tinha uma pequena venda de telas na "Place des Victories". Na
época em que na França só se falava em automóveis, Louis teve a oportunidade de
ir ao primeiro Salao do Automóvel de Paris, com apenas 12 anos. A partir daí,
Renaul queria conhecer o máximo possível sobre aquelas máquinas, apesar da
posição do pai sobre isso. Ele passava dias inteiros no jardim da sua casa
fazendo inventos na sua casa em Billncourt, mas vários deles falhavam. Ele
inventou um gerador de vapor do qual ganharia dinheiro ao vendê-lo à fábrica de
caldeiras Delaunay-Bellevile. Ele deixou a opção de seguir os estudos
superiores para trabalhar nesta empresa, mas teve que cumprir com seu serviço
militar. Também construiu uma ponte desmontável que o torno admirado pelos seus
superiores. Quando terminou a sua temporada nos acampamentos militares, viajou
para sua oficina em Billancourt tendo decidido que iria realizar seus projetos
ao criar suas própria empresa. Em 1898 ele construiu o Renault tipo A. Era seu
primeiro veículo e conseguiu 12 pedidos. Um ano depois patenteou uma caixa de
câmbio com 3 marchas à frente e uma à ré, instalada no Renault tipo B, que
tinha um motor de 450cm³ refrigerado a ar. Naquele ano foram produzidas 76
unidades e 110 pessoas estavam trabalhando na Renault Freres. Depois, junto ao
seu irmão Marcel, fundou a Irmãos Renault. Essa empresa fez sucesso e foi
prestigiada com seus automóveis nas competições que aocnteciam, mas Marcel
morreu em 1903 por causa de um acident em uma dessas corridas. Quando chegou a
Primeira Guerra Mundial, p governo obrigou Renault a fazer armas, daí surgiu o
primeiro tanque de guerra, o Renault FT, uma inovação para a época. Quando
havia acabado a Guerra, a Renault voltou à produção de automóveis. Com a
Segunda Guerra Mundial o governo novamente decretou que a Renault produzisse
tanques... Não suportanto a pressão do governo, transferiu-se para os Estados
Unidos em 1939. Com a caída da França em 1940, Renault regressou ao seu país
para ver a situação da empresa.
Os alemães, interessados na fábrica, lhe propuseram a produção de armamento, e assim se daria início à fase obscura da empresa. Em 1944, quando a França foi recuperada pelos aliados, Louis foi acusado de traição à patria, e já sabendo de seu destino fatal, ele se enfraqueceu rapidamente e morreu em 24 de outubro de 1944, ainda antes do seu julgamento. Em janeiro de 1945, Charles de Gaulle (estadista francês) decidiu nacionalizar a Renault e a companhia passou ser chamada de Régié Nationale dês Usines Renault.
Novos
recordes de potência e velocidade
Na
década de 1920, os fabricantes de veículos foram forçados a correr para definir novos registros, incentivado pela construção de anéis
de velocidade. Na França, o anel Montlhéry construído em 1924 preparou o
terreno para um muitos confrontos , e a última palavra era do cronômetro.
Renault
estava entre os principais candidatos nesta corrida contínua. Ele se
baseou principalmente em seu modelo de topo 40 CV com um enorme motor de mais
de 9.000 cm³ !
Feito
para corrida
A
primeira campanha envolveu uma 40 CV Open Tourer. Quase um modelo de
produção, o carro bateu o recorde de 178,475 km/h volta em 1925. Ele também
estabeleceu um recorde mundial com 3,384.74 km cobertos em 24 horas a uma
velocidade média de 141,03
quilômetros por hora. A diferença de velocidade
pode ser explicado pela as escalas muitos para reabastecer e - mais
particularmente - para alterar os pneus, dos quais cem ou mais foram usados por
este veículo particularmente pesado!
Estes números não satisfaziam Plessier e Garfield, os pilotos e
engenheiros responsáveis pela operação. Em 1926, eles lançaram um carro o Type NM CV 40 no anel de velocidade. Este modelo monolugar foi mais ágil
que seu antecessor colocando o radiador atrás do motor. Ao mesmo tempo, as
14 pessoas responsáveis por combustível receberam treinamento
especial. O objetivo era começar o trabalho feito em no máximo
50 segundos. O veículo modificado passou a cobrir 50 milhas a uma
velocidade de 190,013 quilômetros por hora e - sobretudo -
bateu o recorde de 24 horas, cobrindo 4167,57 km a uma
velocidade média de 173,649
quilômetros por hora!
Por do sol nas corridas esportivas
Depois
de mais de 15 anos de serviço o fiel (o type CG para o type de NM), o CV 40 teve
a sua aposentadoria em 1928. Foi substituído pelos
modelos novos desenvolvidos pela Renault, o Vivastella e Reinastella.
Antes
de se curvar, o CV 40 ganhou suas cores esportivas e entrou na lenda
do automobilismo como o "recorde-40 CV"!
Fonte: www.renault.com
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