Com 100 anos, o "Blitzen-Benz" (como era
chamado nos EUA) bateu um grande record (na epoca) em Daytona, provou que era o
carro mais rápido do mundo! Burman dirigiu o Benz de 200 hp a uma velocidade
que era duas vezes mais rápida que as aeronaves da época. Antes o registro do
veículo mais rapido foi de 210
km/h , definido em 1903 em cima de trilhos, mas graças
aos 200 cv do Benz, Burman conseguiu então ultrapassar o dito transporte
ferroviário, que seria o modo mais rápido de transporte na epoca. E o benz
decorado com uma águia imperial alemã como logotipo, foi tão rápido que ninguém
foi capaz de desafiar sua posição.
Burman conquistou o recorde mundial (218,1 km/h ) com o "Blitzen-Benz" que permaneceu invicto por um período de oito anos. Em 12 de fevereiro de 1919, Ralph de Palma foi capaz de definir então um novo recorde mundial, atingindo uma velocidade de 241,2 quilômetros por a hora (149,875 mph ), em seu Packard no circuito de Daytona Beach.
Os registros iniciais do Benz de 200 hp foram estabelecidos na Europa. No dia 08 de novembro de 1909, Victor Hemery conseguiu romper os 200 km/h , não só pela primeira vez na Europa, mas também pela primeira vez em um carro com um motor de combustão. Foi, então no circuito de alta velocidade de Brooklands, na Inglaterra, que ele atingiu a velocidade de 202,6 quilômetros por hora. No entanto, os circuitos europeus não eram grandes o suficiente para permitir que o Benz de 200 cv demonstrasse todo o seu potencial. E por isso que as tentativas foram feitas em Daytona Beach , e assim ele passou para Bob Burman para então atingir o limite e recorde absoluto de 228,1 km/h .
O carro dirigido por Bob Burman foi apenas um de um total de seis Benz de 200
hp que foram efectivamente construídos. O desenvolvimento do veículo começou em
1909 na Benz & Cie, em Mannheim, sob a orientação de Victor Hemery.
Alimentado por um motor com uma cilindrada de 21,5 litros , o poderoso
carro de 147 kW (200 cv) foi baseado no Benz de 150-hp "Grand-Prix".
O motor de quatro cilindros em linha era ainda o motor com maior cilindrada de sempre para ser usado em um carro de corrida. A potência do motor era transferida para o eixo traseiro por uma transmissão manual de quatro marchas e por meio de um eixo de tensor e corrente. Em termos de design, o carro relembra o sucesso "Benz Grand Prix" de 1908.
O carro de competição utilizado em Daytona foi vendido para Stoughton Fletcher, em 1913. Ele contratou Bob Burman para reconstruir o carro no decorrer de 1914, e depois vendeu o "Blitzen-Benz" a Harkness Harry em 1915. Em 02 de novembro de 1915, o veículo reconstruído significativamente re-emergiu como o "Special Burman" para alinhar em uma corrida contra Sunbeam Ralph de Palma,
No entanto, a lenda do "Blitzen-Benz" ainda vive. vários exemplos do modelo ainda existem, bem como duas réplicas de alta qualidade que foram preservados. Um dos Benz 200hp está em exposição no Museu Mercedes-Benz.
Texto António Júlio
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